HISTORIA

SAVATE HISTORIA

O savate ou boxe francês, é uma arte marcial e desporto de combate, desenvolvido na França na qual os pés e as mãos são utilizados para percutir os adversários e combina elementos de boxe com técnicas de pontapé. Um praticante de savate é chamado savateur e uma praticante de savate é chamada savateuse. O savate teve origem por meados do século XVIII ( 1790).
Não se atribui apenas um criador ao Savate, pois teve vários colaboradores para  seu  surgimento, os principais deles são: Charles Charlemont, Joseph Charlemont,  Michael Casseux.
O savate foi praticado pelas forças armadas franceses.  Os marinheiros franceses praticavam o savate dentro dos navios.Pelo fato do savate ter sido praticado em alto mar, é uma arte marcial que preza muito o equilíbrio e eficiência da técnica. Começou por ser um tipo de luta de rua e era muito frequente encontrar combates em Paris e no norte da França. No sul, especialmente no porto de Marselha, os marinheiros também desenvolveram um estilo de luta que envolvia pontapés altos e estaladas com a mão aberta, o que contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. No início o savate era semelhante à Capoeira, onde as mãos eram usadas preferencialmente para a defesa ou abertas para desferir tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. Posteriormente foram eliminados os tapas e as cabeçadas e acrescentados os socos do boxe inglês para criar o savate moderno.
Hoje o Savate é praticado mundialmente em cerca de 90 paises, todos filiados a FIS  (Federação Internacional de Savate ), onde o Brasil esta devidamente filiado.
 O Savate é um estilo de luta  em que os lutadores utilizam normalmente sapatos para o combate para treino.  Para a prática do savate são usadas luvas de boxe, sapatos específicos e uma indumentária denominada de integral.
Graduação
A graduação visualiza-se através de um emblema circular ( pats ), com a imagem de uma luva, que se coloca no lado esquerdo do integral. A graduação é hierarquizada por cores: azul, verde, vermelho, branco, amarelo e prata. Existe igualmente a luva de ouro, atribuída como título honorífico.
Técnicas
As técnicas do savate são distintas das de outros estilos de luta como o kickboxing ou o karaté. Apenas pontapés são permitidos, ao contrário de artes maciais como o muay thai, que permitem a utilização dos joelhos ou das canelas. Estas INFORMAÇOES ESTÃO DE ACORDO COM AS REGRAS DA FIS.
Competições.
Como desporto de combate, as competições são disputadas nacionalmente e internacionalmente. No plano internacional existe o Campeonato Europeu de Boxe Francês Savate, o Campeonato do Mundo de  Savate, nas variantes técnicas assalto, combate 2ª série e combate de 1ª série. Esta competição realiza-se na variante feminina e masculina. A competição é também assegurada na vertente nacional, em mais de 90  países, e em competições regionais de que é exemplo o Torneio do Mediterrâneo. A entidade que supervisiona e regulamenta esta modalidade denomina-se Federação Internacional de Savate (FIS).
Brasil
A história do Savate no Brasil começa em 1906 com a chegada ao Brasil da Missão Francesa em São Paulo, comandada pelo coronel francês Paul Balagny, contratada pelo governo paulista de Jorge Tibiriçá junto à França com o objetivo de treinar a Força Pública paulista, permanecendo em São Paulo até 1914 quando os oficiais franceses retornaram à França para se juntar aos companheiros na 1ª Guerra Mundial. Dentre os vários treinamentos trazidos veio o Boxe Savate, juntamente com o bailado Joinville Le Pont, como forma de condicionamentos dos militares da Força Pública, fazendo parte curricular da Escola de Educação Física da Força Pública (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) desde sua fundação em 1910.
Em 1946 com a chegada do Senhor Renè Des Forest2 , que desembarca no Brasil após servir nas forças francesas livres, comandadas pelo General Charles de Gaulle. No ano de 1984, Richard Dês Forest3 4 se forma em educação física pela UGF ampliando os horizontes do esporte no Brasil. Após alguns anos acumulando experiências internacionais teóricas e práticas na arte do Savate, o mestre Richard recebe das mãos do senhor Richard Sylla, em Vichy na França, o diploma de gant d'argent (luva de prata) e professor. Com este título Richard se torna o peimeiro sul-americano formado em savate na França. Em 2000, é enviada à frança a primeira equipe de um país sul americano coordenada pelo mestre Richard para um campeonato mundial de Savate. A equipe obtém o sétimo lugar na classificação geral, ficando à frente de grandes potências no esporte como Rússia, EUA, Canadá dentre outros.
Em 2006 professor Paulo Bolzoni, recebe diretamente da FIS certificação para representar o Brasil e difundir a modalidade em todo o país.
No mesmo ano professor Paulo Bolzoni, juntamente com professor Marcelo Santana Muniz se deslocam para PARIS – FRANÇA, onde participam de um Seminario Tecnico Internacional pçara formação de professores, e também para disputar o Campeonato Mundial de savate assaut em Villebon – Paris. Nesta competição o Brasil novamente surpreende os olhos das potencias internacionais com a classificação em quarto lugar do professor Marcelo Santan Muniz e oitavo lugar do professor Paulo Bolzoni.
Em 2008 professor Paulo Bolzoni e Marcelo Santana Muniz, novamente part5icipam do mundial de Savate Assaut, onde professor Marcelo chega em 6 lugar na competição e o professor Paulo Bolzoni atuia como juiz internacional.

Em, 2013 professor Paulo Bolzoni retorna a França, mas precisamente em Saint Cristhol les Alez, regiao de Marselha para participação no curso de formação de professores de Savate Defense, onde  consegue a Graduação de Gant D’Argente de Savate Defense.

4 comentários:

  1. Olá. Meu nome é Clóvis Marques Guimarães Júnior e sou administrador do blog Força & Luta e do grupo Mundo das Lutas, no Facebook. Por favor, preciso das seguintes informações sobre Savate no Brasil:

    Quem foi o fundador da primeira academia de Savate no Brasil, em que ano e em que cidade/estado? Aguardo resposta e, desde já, agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira academia de Savate no Brasil foi no Rio de Janeiro no Iate Clube Guanabara

      Excluir
    2. Ano de 1946 Renne dês Forest implantou o Rio de Janeiro

      Excluir
  2. No ano 1983 Richard dês Forest No Iate Clube Guanabara

    ResponderExcluir